Paraná suspende aulas presenciais, fecha serviços não essenciais e amplia toque de recolher.

A medida começa a valer na primeira hora deste sábado (27).

Redação Bem Paraná

(Foto: Franklin de Freitas)

O Governo do Paraná decretou nessa sexta-feira (dia 26) o fechamento serviços não essenciais. O toque de recolher também foi ampliado e passa a valer entre as 20h e 5h. A medida começa a valer na primeira hora deste sábado (dia 27) e valem até 8 de março. As aulas presenciais estão suspensas nas escolas públicas e privadas. A circulação em espaços e vias públicas está proibida no horário das 20h às 5h.

A decisão foi anunciada em entrevista coletiva com a presença do governador Ratinho Júnior, com o secretário da Saúde, Beto Preto, e com o diretor de Gestão em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Vinícius Filipak. “É a maior emergencia da história moderna da saúde pública mundial”, disse Filipak. “Estamos com 94% de ocupação de UTIs e 74% de enfremarias. É a maior ocupação na história da pandemia no Paraná. Nunca tivemos tantos pacientes internados como hoje”, declarou. Ele destacou que a taxa de mortalidade aumentou. “Mesmo que tivéssemos leitos infinitos, 10% das pessoas (infectadas) terão que internar e 25% delas irão a óbito”, alertou.

“Tivemos piora progressiva e dramática de internação nos leitos de UTI nos últimos 15 dias”, lamentou o secretário da Saúde, Beto Preto.

"Aqui fica o pedido para as famílias do Paraná. Quero a sensibilidade do Paraná em entender que nesse momento precisamos tomar uma medida mais dura, para que as pessoas não fiquem sem o atendimento médico para lutar pela vida", declarou Ratinho Júnior. "Não vamos admitir encontros clandestinos, festas clandestinas. Seremos extremamente rígidos", disse.

Os detalhes sobre quais atividades são consideradas essenciais ou não serão divulgados em decreto na tarde desta sexta-feira (dia 26).

AS MEDIDAS
A partir da zero hora do dia 27 DE FEVEREIRO de 2021 às 05 horas do dia 08 DE MARÇO de 2021

SUSPENSÃO DO FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS E ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS

- RESTRIÇÃO de circulação em espaços e vias públicas, das 20h às 05h

Comentários