Crânio de motociclista é triturado em batida no Paraná e ele se recupera praticamente sem sequelas: 'Ficou tipo um quebra-cabeça'.

  • 05/12/2025
  • 0 Comentário(s)

Crânio de motociclista é triturado em batida no Paraná e ele se recupera praticamente sem sequelas: 'Ficou tipo um quebra-cabeça'.

Marcos Ribeiro de Lima tem 40 anos e é de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. Neurocirurgião explica que fragmentos dos ossos dele precisaram ser 'amarrados'; entenda.

Olhando para a tomografia do crânio de Marcos Ribeiro de Lima em pedaços após um acidente de moto, é difícil imaginar que ele se recupera praticamente sem sequelas.

A testa do motociclista quebrou em cerca de 30 fragmentos, de no máximo dois centímetros cada, após ele bater contra um caminhão em Curitiba no dia 14 de outubro. A parte abaixo da testa, chamada de base do crânio, também teve múltiplas fraturas.

Marcos tem 40 anos e é morador de São José dos Pinhais, na região metropolitana. A tomografia dele, feita pouco após o acidente, indica a força da batida – que só não foi mais grave porque ele estava de capacete.

Na imagem, é possível ver os vários pedaços em que o crânio dele quebrou. As múltiplas fraturas foram tratadas por uma equipe de neurocirurgiões no Hospital Angelina Caron, de Campina Grande do Sul, em uma cirurgia considerada de alta complexidade e que também envolveu outras lesões.

O motociclista conta que, no dia do acidente, estava nublado e havia garoa. Segundo ele, no momento em que tentou uma ultrapassagem, foi "fechado" por um caminhão e, sem tempo para frear, bateu em cheio na traseira do veículo. A companheira de Marcos também estava na moto e teve ferimentos com menor gravidade.

Um mês e meio depois do acidente, Marcos está com poucas marcas na testa, que foi a região do corpo visualmente mais afetada no acidente – ele também quebrou uma clavícula e o maxilar, ficou com diversos machucados e perdeu muito sangue.

Marcos ficou internado por duas semanas e, atualmente, continua se recuperando em casa.

Caso envolveu lesões graves e 'costura' dos ossos.
O neurocirurgião Amylcar Dvilevicius, chefe do serviço de neurocirurgia do Hospital Angelina Caron, liderou a cirurgia de Marcos, que foi feita com outros dois neurocirurgiões de maneira totalmente gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele conta que a quantidade de fragmentos em que o rosto se dividiu também chamou a atenção da equipe.

O médico explica que existem diversas técnicas para recuperação de ossos quebrados da face, como uso de placas de titânio e cimento ósseo, porém, no caso de Marcos, apenas uma se mostrou viável: a amarração – uma espécie de costura dos fragmentos.

Nesta técnica, é utilizado um tipo de "fio" específico, que ajudar a manter os ossos unidos enquanto eles se recuperam. Depois de um tempo, ao fim do processo de cura, o material é absorvido pelo organismo.
Apesar de as fraturas chamarem a atenção, elas não foram o maior problema no caso de Marcos. Amylcar explica que o motociclista teve uma lesão grave na dura-máter, uma espécie de película que envolve e protege o cérebro. Com a batida, ela rompeu e o cérebro teve hemorragias.

Acompanhamento necessário
Por conta da gravidade das lesões e fraturas, Marcos ainda precisa fazer acompanhamento médico por pelo menos seis meses. "Ele tá muito bem, mas a gente vai ter certeza dessa evolução nos próximos meses", explica o médico.

O motociclista diz estar feliz com a recuperação e grato pelo esforço da equipe do hospital em salvá-lo.
.
.
.
Fonte: Caio Budel, g1 PR

Imagem:Arquivo pessoal


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. VAI LÁ

MAIARA & MARAISA

top2
2. ARRUMA UM BÃO

ISRAEL & RODOLFO

top3
3. A NOITE

GUSTTAVO LIMA

top4
4. DESCER PRA BC

BRENNO & MATHEUS, PART. DJ ARI SL

top5
5. CORAÇÃO PARTIDO

GRUPO MENOS É MAIS

top6
6. SUJEITO HOMEM

GUILHERME & BENUTO

top7
7. UNIVERSO

MANU BAHTIDÃO, PART. MATHEUS & KAUAN‬

top8
8. DESENCONTRO DE MENSAGENS

MARÍLIA TAVARES

top9
9. DOIS TRISTES

SIMONE MENDES

top10
10. MENTIROSA

HUGO & GUILHERME, PART. WESLEY SAFADÃO


Anunciantes