Em Campo Mourão, Curi diz que a Coamo dá exemplo de um Paraná sustentável.
- 15/05/2025
- 0 Comentário(s)

O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, afirmou nesta quarta-feira (14) que a Coamo dá exemplo de um Paraná sustentável ao instalar a primeira grande fábrica de etanol de milho do Estado em Campo Mourão. Ele participou da solenidade de entrega da licença de instalação da planta, emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT) e assinada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que autoriza a cooperativa a construir a usina.
A fábrica de biocombustível representa um investimento de R$ 1,7 bilhão e terá capacidade para entregar até 765 mil litros de etanol por dia. “A Coamo, que já é referência no cooperativismo — a maior cooperativa da América Latina — agora dá mais um passo importante para seu crescimento com a produção de biocombustível. Uma iniciativa que é exemplo de um Paraná sustentável”, afirmou Curi ao lado do governador e do presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Galassini, além de diversas autoridades.
A usina será construída no parque industrial da Coamo, às margens da BR-487, onde já estão instaladas outras nove unidades industriais. Segundo a cooperativa, das 3 milhões de toneladas de milho que recebe por ano, 600 mil toneladas serão destinadas à produção de etanol. O processamento também gerará farelo com alto teor de proteína (DDG), usado na ração animal, e óleo de milho. A operação está prevista para começar no segundo semestre de 2026.
Inovação – O governador destacou o perfil inovador da nova indústria, ressaltando que o Paraná é um dos maiores produtores de biocombustível do Brasil. Segundo ele, a fábrica da Coamo “já nasce ultramoderna, pois, além de produzir o etanol de milho, que é um combustível sustentável, terá também autogeração de energia, fazendo com que essa indústria seja autossuficiente e abasteça as demais plantas do parque industrial”.
Fonte: Assessoria
#Compartilhe