Reunião apresenta Benefícios da utilização de consórcios de forragens para produção de volumoso para o período de inverno.

  • 27/02/2023
  • 0 Comentário(s)

Reunião apresenta Benefícios da utilização de consórcios de forragens para produção de volumoso para o período de inverno.

O período do inverno se caracteriza pela menor produção de forragens, base da alimentação dos bovinos, pelos mais diversos fatores. Os mais importantes são os menores índices de pluviosidade e luminosidade e as baixas temperaturas, fatores estes primordiais para a produção de forragens perenes. 

Este fato nos traz maior preocupação e a necessidade de planejamento forrageiro da propriedade para atravessar esse período crítico e aproveitar os melhores preços pagos por litro de leite pela indústria.

Dentre as alternativas existentes para enfrentar o período, podemos citar o uso do consórcio entre a Braquiária Ruzizienses junto ao Milheto em áreas que foram soja ou milho silagem no verão e até mesmo para a reforma de pastagens degradadas para a produção de alimento de qualidade para o período de inverno. 

Esta alternativa traz diversos benefícios ao sistema, dos quais destacamos a produção de volumoso de qualidade por todo o período do inverno, pois o milheto tem rápido desenvolvimento e produz forragens mais cedo, adiantando o pastejo; já a braquiária vem depois, fechando o ciclo do inverno, podendo ser alternativa de produção de silagem onde se tem boa produtividade com qualidade e uma rebrota da braquiária. 

Também importante é a sobra de palha e raízes no sistema, potencializando a oportunidade de um plantio direto com melhor qualidade.

Com esse intuito o IDR-Paraná em parceria com a Prefeitura municipal de Moreira Sales, através do Departamento de Agricultura e a empresa Matsuda Sementes e Nutrição Animal, realizou nesta sexta-feira (24/02) uma reunião com a presença de 50 produtores onde o Zootecnista Donizeti Sereia Consultor técnico e comercial, ministrou a palestra “Consorcio de Grãos e Forragens Buscando Sustentabilidade ao Sistema”. Mostrando aos produtores o potencial dessa alternativa, sua aplicabilidade e vantagens do sistema.

Através de uma iniciativa da prefeitura municipal, na qual faz parte do Projeto de Incentivo a Pecuária Leiteira Municipal, a prefeitura fornecerá sementes de Braquiária Ruzizienses e de Milheto para implantação de até 01 alqueire por produtor, limitado a 50alq no projeto, fornecendo desde o preparo do solo até a implantação do consórcio, a custo zero para o pequeno produtor.

Os produtores são atendidos pelo IDR-Paraná através da unidade municipal, na qual dará o suporte na condução e manejo da forragem ate a utilização.

Fonte: IDR-Paraná - Unidade de extensão rural de Moreira Sales.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. VAI LÁ

MAIARA & MARAISA

top2
2. ARRUMA UM BÃO

ISRAEL & RODOLFO

top3
3. A NOITE

GUSTTAVO LIMA

top4
4. DESCER PRA BC

BRENNO & MATHEUS, PART. DJ ARI SL

top5
5. CORAÇÃO PARTIDO

GRUPO MENOS É MAIS

top6
6. SUJEITO HOMEM

GUILHERME & BENUTO

top7
7. UNIVERSO

MANU BAHTIDÃO, PART. MATHEUS & KAUAN‬

top8
8. DESENCONTRO DE MENSAGENS

MARÍLIA TAVARES

top9
9. DOIS TRISTES

SIMONE MENDES

top10
10. MENTIROSA

HUGO & GUILHERME, PART. WESLEY SAFADÃO


Anunciantes