"Programa Recomeço traz autonomia para mulheres vítimas de violência”, destaca Gugu Bueno

  • 25/02/2025
  • 0 Comentário(s)

"Programa Recomeço traz autonomia para mulheres vítimas de violência”, destaca Gugu Bueno

Assembleia Legislativa aprova auxílio de meio salário-mínimo por 12 meses para vítimas de violência doméstica


A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta terça-feira (25), o Projeto de Lei 59/2025, que institui o Programa Recomeço e o Auxílio Social Mulher Paranaense. A proposta, de autoria do Governo do Estado, cria um suporte financeiro essencial para mulheres vítimas de violência doméstica, garantindo o pagamento de meio salário-mínimo por 12 meses a quem precisa se afastar do agressor e reconstruir sua vida com dignidade.
Para o deputado Gugu Bueno, primeiro-secretário da Assembleia e apoiador do o Programa Recomeço, do governo Ratinho Júnior, reforça o compromisso com a segurança das mulheres com ações concretas.
“Parabenizo nosso governador Ratinho Júnior, pela sensibilidade em tratar essa questão com a seriedade necessária. Não basta apenas o discurso, é preciso ações concretas para proteger as mulheres em situação de vulnerabilidade. Esse projeto é um grande avanço na construção de uma rede de apoio mais eficaz”, completou o deputado.*
O parlamentar também destacou a importância do auxílio, que torna a proteção social em uma realidade acessível.
“O Programa Recomeço dá dignidade e segurança para mulheres que precisam sair do ciclo da violência. Muitas vezes, a dependência financeira é um dos principais obstáculos para que as vítimas consigam romper com essa situação. Esse auxílio representa uma nova oportunidade de vida, mais proteção e autonomia”, afirmou Gugu Bueno.
*Para o parlamentar,
A execução do programa ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), que coordenará os repasses e o acompanhamento das beneficiárias. O auxílio poderá ser acessado por mulheres que atendam aos seguintes critérios:
•Possuir medida protetiva de urgência;
•Estar em situação de grave risco ou ameaça de morte;
•Encontrar-se em vulnerabilidade socioeconômica.
Além disso, terão prioridade no recebimento do benefício mulheres vítimas de tentativa de feminicídio, gestantes e mães de crianças de até seis anos.
O Governo do Estado destinou R$ 10 milhões para a execução do programa em 2025, com possibilidade de ampliação nos anos seguintes. A proposta também prevê incentivos para empresas que contratarem mulheres beneficiadas pelo auxílio, facilitando sua reinserção no mercado de trabalho.
“Esse projeto representa um compromisso real do Estado com a proteção das mulheres. Precisamos garantir que elas tenham o suporte necessário para reconstruir suas vidas com segurança e dignidade”, concluiu Gugu Bueno.
Com a sanção do governador, o Programa Recomeço e o Auxílio Social Mulher Paranaense entrará em vigor, beneficiando mulheres de todo o Paraná e fortalecendo a rede de proteção às vítimas de violência doméstica.
Fonte e imagem: Assessoria 

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. VAI LÁ

MAIARA & MARAISA

top2
2. ARRUMA UM BÃO

ISRAEL & RODOLFO

top3
3. A NOITE

GUSTTAVO LIMA

top4
4. DESCER PRA BC

BRENNO & MATHEUS, PART. DJ ARI SL

top5
5. CORAÇÃO PARTIDO

GRUPO MENOS É MAIS

top6
6. SUJEITO HOMEM

GUILHERME & BENUTO

top7
7. UNIVERSO

MANU BAHTIDÃO, PART. MATHEUS & KAUAN‬

top8
8. DESENCONTRO DE MENSAGENS

MARÍLIA TAVARES

top9
9. DOIS TRISTES

SIMONE MENDES

top10
10. MENTIROSA

HUGO & GUILHERME, PART. WESLEY SAFADÃO


Anunciantes