Lei Seca nas Eleições no Paraná é aprovada e revogada no mesmo dia pelo Estado.

  • 03/10/2024
  • 0 Comentário(s)

Lei Seca nas Eleições no Paraná é aprovada e revogada no mesmo dia pelo Estado.

A Lei Seca, que proíbe a venda e distribuição de bebidas alcoólicas nos municípios, em todo o Paraná, no dia das Eleições, no domingo (6), foi revogada horas após sua aprovação nessa quarta-feira (2), pelo secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

No início da tarde, a pasta havia publicado que o consumo e venda de bebidas alcoólicas estava proibido no dia do pleito, das 8h às 18 horas. No entanto, com a revogação da medida, agora a comercialização e consumo de bebidas está liberada.


O Estado voltou atrás após a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) de Curitiba se reunir com o secretário de segurança no fim da tarde e pedir a revogação. A anulação foi comemorada pelo presidente da Abrabar, Fábio Aguayo.

“Tivemos uma reunião na secretaria de Segurança com o Secretário Hudson e outras entidades e conseguimos revogar a Lei Seca no Paraná. Então todos os empresários, seja de bares, restaurantes, produtores de eventos, donos de mercados e até o ambulante estão liberados para comercializarem bebidas alcoólicas no domingo. Essa é uma luta da Abrabar há 20 anos e conseguimos a revogação em mais uma Eleição”, disse.




Na parte da manhã, Aguayo informou em nota que o Paraná é o único estado grande do Sul e Sudeste que adota a Lei Seca, classificada por ele de ‘ultrapassada’ e ‘retrógrada’, que ‘só alimenta a clandestinidade e prejudica o comércio, turismo e serviços que geram empregos formais’. A última vez que a Lei Seca foi implementada no Paraná durante um período eleitoral foi em 2020, quando a venda de bebidas alcoólicas foi proibida das 5 às 17 horas no dia da votação, abrangendo todos os estabelecimentos comerciais.


Em 2022, a intenção de banir a comercialização de álcool foi anunciada, mas a norma foi revogada apenas três dias depois do seu anúncio. A autonomia dos estados brasileiros para adotar a Lei Seca em eleições não está sujeita a interferências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que o Código Eleitoral não possui disposições específicas sobre o consumo de álcool no dia da votação. Neste ano, a região da Comcam conta com 267.252 eleitores aptos ao voto. Somente em Campo Mourão são 70.820 e mais de 8 milhões no Paraná.

Reforço na segurança

 O Estado anunciou reforço na segurança pública em todos os municípios. A principal atuação das forças será no combate aos crimes eleitorais em cartórios eleitorais, locais de votação ou de apuração, vias públicas e estações de transporte. Informações sobre a atuação policial serão inseridas na plataforma córtex, ferramenta que agrega os dados relacionados á operação.

Além dos agentes da segurança pública e viaturas nas ruas e em locais de votação, aeronaves estarão de prontidão. Todo o plano da Operação Eleições 2024 foi elaborado de forma conjunta entre a Sesp, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e demais secretarias estaduais. Em nível nacional, toda a atividade será coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília.



Fonte: Tribuna do Interior/ Foto: José Cruz/ Agência Brasil


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. VAI LÁ

MAIARA & MARAISA

top2
2. ARRUMA UM BÃO

ISRAEL & RODOLFO

top3
3. A NOITE

GUSTTAVO LIMA

top4
4. DESCER PRA BC

BRENNO & MATHEUS, PART. DJ ARI SL

top5
5. CORAÇÃO PARTIDO

GRUPO MENOS É MAIS

top6
6. SUJEITO HOMEM

GUILHERME & BENUTO

top7
7. UNIVERSO

MANU BAHTIDÃO, PART. MATHEUS & KAUAN‬

top8
8. DESENCONTRO DE MENSAGENS

MARÍLIA TAVARES

top9
9. DOIS TRISTES

SIMONE MENDES

top10
10. MENTIROSA

HUGO & GUILHERME, PART. WESLEY SAFADÃO


Anunciantes