Programa Farmácia Popular passa a oferecer mais alguns medicamentos de forma gratuita.

  • 11/07/2024
  • 0 Comentário(s)

Programa Farmácia Popular passa a oferecer mais alguns medicamentos de forma gratuita.

A partir desta semana, mais dez medicamentos passam a ser distribuídos de forma gratuita pelo programa Farmácia Popular. A lista inclui remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. Até então, somente medicações contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, podiam ser retiradas de graça em unidades credenciadas. 

Com a atualização anunciada esta semana, 39 dos 41 itens ofertados pelo Farmácia Popular passam a ser distribuídos gratuitamente. Para os demais medicamentos e insumos disponibilizados pelo programa, o Ministério da Saúde já arcava com até 90% do valor de referência e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Confira a lista completa abaixo, conforme indicação médica: 

Asma 

- brometo de ipratrópio 0,02mg – brometo de ipratrópio 0,25mg – dipropionato de beclometasona 200mcg – dipropionato de beclometasona 250mcg – dipropionato de beclometasona 50mcg – sulfato de salbutamol 100mcg – sulfato de salbutamol 5mg.

Diabetes 

– cloridrato de metformina 500mg – cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada

Hipertensão 

- atenolol 25mg – besilato de anlodipino 5 mg – captopril 25mg – cloridrato de propranolol 40mg – hidroclorotiazida 25mg – losartana potássica 50mg – maleato de enalapril 10mg – espironolactona 25 mg – furosemida 40 mg – succinato de metoprolol 25 mg.

Anticoncepcionais – acetato de medroxiprogesterona 150mg – etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg – noretisterona 0,35mg – valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg 

Osteoporose

– alendronato de sódio 70mg 

Dislipidemia 

– sinvastatina 10mg – sinvastatina 20mg – sinvastatina 40mg

Doença de Parkinson 

– carbidopa 25mg + levodopa 250mg – cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg

Glaucoma 

– maleato de timolol 2,5mg – maleato de timolol 5mg

Rinite

– budesonida 32mcg – budesonida 50mcg – dipropionato de beclometasona 50mcg/dose

Dignidade menstrual 

– absorvente higiênico (para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública)

Copagamento 

De acordo com a lista atualizada do programa, os seguintes itens do Farmácia Popular permanecem na modalidade de copagamento, onde o ministério arca com até 90% do valor de referência e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia: 

– dapagliflozina 10 mg (indicado para o tratamento de diabetes associada a doença cardiovascular) – fralda geriátrica (quadros de incontinência)

O programa 

Criado em 2004 com o objetivo de disponibilizar medicamentos e insumos de saúde, o Farmácia Popular, segundo dados do governo federal, está presente em 85% dos municípios brasileiros – cerca de 4,7 mil cidades – e conta com uma lista de mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país, com capacidade para atender 96% da população brasileira. A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional. Segundo a pasta, foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 municípios de referência do Programa Mais Médicos, com 352 cidades do Norte e Nordeste recebendo a primeira unidade cadastrada. “Para alcançar a meta, o credenciamento de novas farmácias e drogarias foi aberto em 811 cidades de todas as regiões do país, com prioridade para os municípios que participam do Mais Médicos – uma estratégia que visa a diminuição dos vazios assistenciais”, informou o ministério

Fonte: Tribuna do interior/ Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. RELAÇÃO ERRADA

GUSTTAVO LIMA PART. BRUNO & MARRONE

top2
2. DOIS TRISTES

SIMONE MENDES

top3
3. VAZOU NA BRAQUIARA

HUGO & GUILHERME

top4
4. AMOR DIFERENTE

THIAGO & SAMUEL PART. SIMONE MENDES

top5
5. ME LEVA PRA CASA / ESCRITO NAS ESTRELAS

LAUANA PRADO

top6
6. TORRE EIFFEL

MANU BAHTIDÃO PART. GUILHERME & BENUTO

top7
7. CORPO SEXY

GUILHERME & BENUTO PART. MAIARA & MARAISA

top8
8. DEU MORAL

ZÉ NETO & CRISTIANO

top9
9. EQUIVOCADA

TRAIA VÉIA PART. GUSTTAVO LIMA

top10
10. BEM MAIS QUE EU

DIEGO & VICTOR HUGO


Anunciantes