Campo Mourão tem alto risco de infestação de dengue: 9,72%.

  • 14/11/2023
  • 0 Comentário(s)

Campo Mourão tem alto risco de infestação de dengue: 9,72%.

O Lira (Levantamento de Índice Rápido) realizado na semana passada pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão constatou que a taxa de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é de 9,72% no município. O índice é considerado de alto risco. Das 44 localidades pesquisadas, em 36, o nível está acima de 4%. Em apenas três regiões na área central o quantitativo foi zero.

“São índices altíssimos, considerando a infestação de setembro que foi de 2,08 por cento. A maioria dos focos está nas residências, o que demonstra o descaso da população com esse grave problema que a gente enfrenta todos os anos. O alerta é o de sempre: se a população não colaborar, o poder público não dá conta”, adverte a coordenadora do trabalho de campo, Marinalva Ferreira da Luz.

De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que esse número esteja abaixo de 1%. O índice de infestação é obtido a partir dos resultados das amostras analisadas em laboratório e serve de base para o trabalho de combate ao mosquito.

As localidades com maior indicativo de infestação são os jardins Modelo (25,64%), Tropical/América (20,83%) e Indianapolis (20,00%). Dos 1.585 imóveis verificados, foram encontrados focos do mosquito em 154, sendo mais de 80% dos focos em residências, a maioria no lixo reciclável nos quintais. As equipes de combate à dengue estão concentradas nas áreas de maior índice de infestação, eliminando focos e levando orientações aos moradores. “Todos já sabem que o tempo chuvoso e quente é o mais propício para a proliferação do mosquito. Mas não adianta saber e não agir”, reforça Marinalva, ao lembrar que contribuir para proliferação de doenças pode render processo criminal ao infrator.

Fonte: Tribuna do Interior/Foto: Reprodução


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. DESEJO IMORTAL

Gusttavo Lima

top2
2. ERRO GOSTOSO

Simone Mendes

top3
3. OI BALDE

Zé neto e Cristiano

top4
4. NOSSO QUADRO

Ana Castela

top5
5. LEÃO

Marília Mendonça

top6
6. FIM DO MUNDO

Gustavo Mioto

top7
7. FELIZES PARA SEMPRE

Maiara e Maraisa

top8
8. TRAUMATIZEI

Henrique e Juliano

top9
9. MANDA UM OI

Guilherme e Benuto

top10
10. FREQUÊNCIA DE SAUDADE

Diego e Victor Hugo


Anunciantes