IDR-PARANÁ REALIZA OFICINA DE BIOINSUMOS E CAPACITA 20 PRODUTORES RURAIS EM NOVA CANTU.

  • 07/11/2026
  • 0 Comentário(s)

IDR-PARANÁ REALIZA OFICINA DE BIOINSUMOS E CAPACITA 20 PRODUTORES RURAIS EM NOVA CANTU.

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) promoveu, na última quarta-feira, dia 4 de novembro, uma oficina prática sobre produção de bioinsumos em Nova Cantu. A capacitação foi realizada com o apoio da Prefeitura Municipal e reuniu 20 produtores rurais que atuam principalmente nos setores de olericultura e fruticultura, com destaque para o cultivo de pepino, tomate e maracujá.

A atividade teve como objetivo apresentar alternativas sustentáveis para a produção agrícola, mostrando aos participantes técnicas que podem ser aplicadas diretamente nas propriedades rurais.

A capacitação foi conduzida pelo técnico do IDR-Paraná, Antônio Pádua, utilizando a metodologia de extensão rural baseada no conceito de “aprender a fazer fazendo”. Durante a oficina, os agricultores participaram das atividades práticas, manipulando materiais e acompanhando as etapas de preparação dos bioinsumos.

BOKASHI FOI UM DOS DESTAQUES DA CAPACITAÇÃO

Um dos principais assuntos abordados foi a produção do Bokashi, um fertilizante orgânico de origem japonesa, obtido por meio da fermentação de matéria orgânica com a participação de microrganismos benéficos.

Diferentemente da compostagem tradicional, o Bokashi passa por um processo de fermentação que permite sua preparação em um período menor, desde que sejam respeitadas as condições técnicas necessárias.

Segundo Antônio Pádua, os bioinsumos de origem biológica podem contribuir para melhorar a produção, a proteção e a qualidade dos cultivos.

Esses produtos auxiliam na nutrição das plantas, no controle biológico de pragas e doenças e na melhoria da saúde do solo, aspectos importantes para o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.

ALTERNATIVA PARA REDUZIR CUSTOS NA AGRICULTURA

Outro ponto destacado durante a oficina foi o potencial econômico da utilização de bioinsumos nas propriedades rurais.

De acordo com o extensionista municipal do IDR-Paraná em Nova Cantu, Fernando Ananias Tunes, essas alternativas vêm ganhando espaço por reunir benefícios ambientais e econômicos.

O uso de bioinsumos pode contribuir para melhorar as condições do solo, aumentar a disponibilidade de nutrientes e reduzir a dependência de fertilizantes químicos de maior custo.

Ainda conforme o extensionista, a adoção dessas práticas pode representar redução nos custos de produção, menor impacto ambiental e melhores condições de rentabilidade para os agricultores.

A oficina reforça o trabalho de assistência técnica e extensão rural desenvolvido pelo IDR-Paraná, incentivando a troca de conhecimentos e a adoção de práticas que contribuam para uma agricultura mais eficiente e sustentável em Nova Cantu.

Fonte: Unidade de Extensão Rural do IDR-Paraná de Nova Cantu.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. RETROVISOR

GUSTTAVO LIMA

top2
2. QUEM SENTE SAUDADE SOU EU

MAIARA E MARAISA

top3
3. SUA BOCA MENTE

ZÉ FELIPE

top4
4. VAGABUDO

GUSTTAVO LIMA E LUIS FONSI

top5
5. TUBARÕES

DIEGO E VICTOR HUGO

top6
6. P DO PECADO

GRUPO MENOS É MAIS E SIMONE MENDES

top7
7. OLHO MARROM

LUAN SANTANA

top8
8. DESENCONTRO DE MENSAGENS

MARÍLIA TAVARES

top9
9. DOIS TRISTES

SIMONE MENDES

top10
10. MENTIROSA

HUGO & GUILHERME, PART. WESLEY SAFADÃO


Anunciantes