Hospital Municipal de Altamira do Paraná tem atendimento alterado após danos provocados por temporal.

  • 14/10/2026
  • 0 Comentário(s)

Hospital Municipal de Altamira do Paraná tem atendimento alterado após danos provocados por temporal.

Município está em Situação de Emergência desde o início de outubro, com reconhecimento do Governo do Paraná. Hospital está entre as estruturas públicas que necessitam de reparos urgentes.

A Prefeitura de Altamira do Paraná anunciou mudanças temporárias no atendimento do Hospital Municipal em razão dos danos provocados no telhado da unidade pelas condições climáticas adversas que atingiram o município nas últimas semanas.

Conforme comunicado divulgado nesta terça-feira (13), o hospital passará a atender exclusivamente casos graves que necessitem de internação ou transferência para outras unidades hospitalares. Os demais atendimentos deverão ser direcionados às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A medida ocorre em um momento delicado para o município, que ainda enfrenta as consequências do vendaval registrado no dia 29 de setembro, quando áreas urbanas e rurais foram atingidas.

MUNICÍPIO ESTÁ EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Diante dos estragos provocados pelo temporal, a Prefeitura decretou Situação de Emergência no dia 6 de outubro, por meio do Decreto Municipal nº 048/2026.

Dois dias depois, em 8 de outubro, o Governo do Paraná homologou a medida por meio do Decreto Estadual nº 15.289/2026, reconhecendo oficialmente o desastre classificado como Tempestade Local/Convectiva – Vendaval.

O reconhecimento permite ao município organizar medidas emergenciais, realizar levantamentos dos prejuízos e planejar a recuperação das estruturas atingidas, além de possibilitar a solicitação de apoio estadual e federal, conforme os requisitos legais.

Entre as prioridades estão os reparos em prédios públicos e a manutenção dos serviços essenciais, especialmente na área da saúde.

HOSPITAL MUNICIPAL EXIGE ATENÇÃO URGENTE

O Hospital Municipal está entre as estruturas que necessitam de intervenções prioritárias. Os danos na cobertura, somados à persistência das chuvas, levaram à reorganização temporária dos atendimentos.

A situação preocupa porque se trata de um serviço essencial, principalmente para moradores da zona rural e famílias que dependem exclusivamente da rede pública de saúde.

A administração municipal ainda não informou uma previsão para a normalização completa dos serviços.

ORIENTAÇÃO À POPULAÇÃO

Durante esse período, moradores que necessitarem de consultas e atendimentos não graves deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde.

Em situações de urgência ou emergência, a orientação é buscar assistência médica imediatamente. Quando necessário, o SAMU pode ser acionado pelo telefone 192, nas localidades atendidas pelo serviço.

RECUPERAÇÃO E SEGURANÇA

A administração municipal informa que continuará adotando providências para recuperar as estruturas danificadas e garantir a segurança da população.

Mais do que reparar telhados e prédios, o desafio agora é assegurar que os serviços essenciais continuem funcionando e que a população não fique desassistida.

Afinal, os estragos provocados pela natureza nem sempre podem ser evitados, mas a resposta do poder público precisa ser rápida, transparente e eficiente, especialmente quando está em jogo a saúde das pessoas.

Fonte: Comunicados da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde de Altamira do Paraná; informações sobre os Decretos Municipal nº 048/2026 e Estadual nº 15.289/2026.
Portal O Vale


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. RETROVISOR

GUSTTAVO LIMA

top2
2. QUEM SENTE SAUDADE SOU EU

MAIARA E MARAISA

top3
3. SUA BOCA MENTE

ZÉ FELIPE

top4
4. VAGABUDO

GUSTTAVO LIMA E LUIS FONSI

top5
5. TUBARÕES

DIEGO E VICTOR HUGO

top6
6. P DO PECADO

GRUPO MENOS É MAIS E SIMONE MENDES

top7
7. OLHO MARROM

LUAN SANTANA

top8
8. DESENCONTRO DE MENSAGENS

MARÍLIA TAVARES

top9
9. DOIS TRISTES

SIMONE MENDES

top10
10. MENTIROSA

HUGO & GUILHERME, PART. WESLEY SAFADÃO


Anunciantes